Powered By Blogger

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O PECADO HERDADO



I. Definição.


 Pecado herdado é o estado pecaminoso em que nascem todas as pessoas.

Os teólogos usaram vários nomes para descrever esse conceito.

(1)Como indica o titulo,alguns o chamam de pecado transmitido ou herdado. Isso enfatiza a verdade de que todas as pessoas herdam esse estado pecaminoso de seus pais, os quais herdam de seus pais, os quais, por sua vez, o herdaram de seus pais e assim sucessivamente, até chegar a Adão e Eva.(2) Outros chamam isso de natureza pecaminosa, que se concentra no fato de que o pecado corrompeu totalmente nossa natureza. A expressão “natureza pecaminosa”apresenta contraste claro entre natureza básica e seus frutos (atos particulares do pecado).
(3) Outros preferem, ainda, o termo “pecado original”, alegando que o pecado original de Adão produziu a corrupção moral da natureza humana transmitida, por herança, a cada geração posterior.


II. A Evidencia das Escrituras.


A bíblia diz, claramente, que todos os aspectos do ser humano estão corrompidos. Somos, “por natureza filhos da ira”-ou seja, objeto dessa ira (Ef 2.3). É verdade que , por causa das nossas ações, também somos objeto da ira de Deus, mas esse versículo refere-se a algo inato.

Salmo 51.5 indica que isso é algo que temos desde nossa concepção; não o adquirimos por ações praticadas ao longo da vida.

A natureza pecaminosa afeta todos os aspectos da vida humana.(1) Seu intelecto foi cegado 2Co4.4. Sua mente é considerada reprovável Rm 1.28. Seu entendimento esta obscurecido, alheio à vida de Deus Ef 4.18. (2) Suas emoções foram corrompidas e enganadas (Rm 1.21,24,26; Tt 1.15). (3) Sua vontade foi aprisionada ao pecado, portanto esta em oposição a Deus (Rm 6.20;7.20).


III. Depravação total.


As evidencias das Escrituras apresentam a base para o que normalmente é chamado de depravação total. A palavra “depravação” significa perversão ou corrupção. Embora não seja usada na versão Almeida, algumas traduções modernas utilizam como equivalente gr.adokimos em romanos 1.28. Essa expressão grega tem idéia de “ser reprovado em um teste” e fornece uma indicação de como definir o conceito de depravação.Significa que o homem foi reprovado no teste de agradar a Deus. Denota sua absoluta falta de mérito perante o Senhor. Essa falha é total, pois: (a) afeta todos os aspectos da vida humana e (b) atinge todas as pessoas.

De maneira negativa, o conceito de depravação total não significa que: (a) toda pessoa demonstra sua depravação de maneira tão completa quanto poderia; (b) os pecadores não tem consciência ou “indução natural” a respeito de Deus; (c) os pecadores incorrerão em todas as formas pecado; ou (d) as pessoas depravadas não fazem coisas boas aos olhos de outros o aos olhos de Deus.

Com certeza, depravação total significa que: (a) a corrupção estende-se a todos os aspectos e faculdade da vida humana; e (b) não existe nada, em pessoas alguma, que faça com que ela seja aceita por um Deus justo.

A depravação total deve sempre ser avaliada em contraste com a santidade de Deus. Existe a bondade relativa nas pessoas, que são capazes de fazer boas apreciadas por outros. Mas nada que alguém possa fazer conquistará para si a salvação por méritos próprios nem garantirá favor aos olhos de um Deus santo.

IV. As penalidades ligadas ao pecado herdado.


A morte espiritual é a penalidade relacionada, de maneira particular,ao pecado herdado. A morte sempre indica algum tipo de separação. Logo, a morte espiritual significa separação da vida de Deus em nossa vida atual (Ef 2.1-3). Se essa condições continuar imutável durante toda a vida, então ocorre a morte eterna ou “segunda morte” (Ap 20.11-15).

Flores colhidas servem como uma boas ilustração de seres humanos fazem boas coisas e, mesmo assim, estão espiritualmente mortos. Uma flor que desabrocha, embora tenha sido cortada, esta viva ou morta? No inicio, ela é bonita e tem cheiro bom; junto com outras flores, pode ornar a mais bela casa, igreja ou evento.

Parece estar viva; tem utilidade, mas, na verdade, esta morta, pois foi separada da vida que estava na planta que a produziu. A essa altura, a nossa ilustração termina, pois não é possível dar a essa flor vida nova e eterna, algo que somente Deus é capaz de fazer por todos os que crêem em Jesus Cristo como Senhor.


V. O remédio para o pecado herdado.


O remédio é duplo: (1) A redenção inclui o julgamento da natureza pecaminosa para que o Cristão não esteja mais preso ao pecado ( Rm 6.18; 8.1; Gl 5.24). Tudo o que pertence à antiga natureza foi crucificado com Cristo.A morte sempre implica separação; portanto, sua morte nos separou do domínio do pecado original. (2) No entanto, a antiga natureza não é erradicada até a ressurreição; por isso, Deus concedeu seu Espírito Santo para nos dar vitória sobre o pecado em nossa vida diária.

Estamos separados do domínio do pecado pela morte de Cristo e livres de seu domínio pelo poder do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário