Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

JOÃO CALVINO

Entre os teólogos do início do protestantismo, João Calvino destacou-se pela capacidade de organização política e eclesiástica. Sua influência foi decisiva para a difusão do movimento na Europa, América do Norte e outras regiões do mundo.

Calvino, cujo nome francês era Jean Cauvin ou Calvin, nasceu em Noyon, na Picardia, norte da França, em 10 de julho de 1509. Filho do secretário episcopal daquela cidade, cursou humanidades em prestigiosos colégios de Paris, após o que estudou direito nas universidades de Orléans e de Bruges, onde teve por mestres eminentes pensadores da época. Em 1532, Calvino demonstrou seus conhecimentos de latim e história organizando a publicação de um tratado de Sêneca, De clementia (Sobre a clemência).

Pouco depois, Calvino converteu-se ao protestantismo, mas, quando seu grupo de teólogos reformados foi declarado ilegal na França, ele deixou Paris. Em princípios de 1535, instalou-se na Basiléia, Suíça, onde no ano seguinte publicou sua obra fundamental, Christianae religionis institutio (Instituição da religião cristã). Tratava-se de um brilhante resumo das doutrinas protestantes, em que, entre outros temas, afirmava a predestinação dos eleitos, rechaçava a versão católica dos sacramentos e esboçava um esquema de organização para a nova forma do cristianismo. Com essa obra, traduzida para o francês em 1541, Calvino se tornou um dos principais teólogos protestantes.

Ainda em 1536, na volta de uma curta viagem à Itália -- onde demonstrou seu talento político, atraindo para o protestantismo homens poderosos -- recebeu um convite para permanecer em Genebra, que acabara de aderir ao protestantismo, em decorrência de uma rebelião dos cidadãos contra o bispo, mas carecia de doutrina e de organização. Calvino ficou naquela cidade por dois anos, mas elaborou um código litúrgico e moral tão severo que acabou sendo expulso pelo conselho genebrino.

De 1538 a 1541 residiu em Estrasburgo, onde reformou a liturgia e as instituições paroquiais, ao mesmo tempo que dirigia pessoalmente uma congregação. Nesses anos participou de vários conclaves entre católicos e protestantes e conheceu importantes teólogos luteranos como Melanchthon e Martinho Lutero.

Entrementes, Genebra debatia-se entre o caos interno e a ameaça católica externa, e acabou chamando Calvino de volta. Aplicando suas austeras idéias religiosas, o reformador organizou a igreja de Genebra através das Ordenações eclesiásticas, que seriam adotadas em todas as igrejas do protestantismo reformado. Nos anos seguintes, após eliminar seus opositores -- sem hesitar em executá-los, quando considerava necessário --, Calvino converteu-se em governante absoluto de Genebra, tanto sob o aspecto religioso como sob o político e o econômico.

A partir de 1550 dedicou-se principalmente a apoiar outros grupos protestantes afins e a tornar mais coerente sua doutrina. Em 1559 foi publicada a versão latina definitiva das Instituições -- um ano depois sairia a edição francesa, em que estabelecia suas divergências teológicas com o luteranismo. Sob sua influência e a da academia que fundou em Genebra, esta cidade tornou-se o principal centro do protestantismo europeu. Calvino morreu em Genebra a 27 de maio de 1564. Mesmo após sua morte, as igrejas reformadas mantiveram-se em contínua expansão.

Calvinismo; Presbiterianas, igrejas; Protestantismo; Reforma e Contra-Reforma

©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.



Calvinismo.

"Variante do protestantismo que se distingue pela defesa radical da soberania absoluta de Deus. Fundada no século XVI por João Calvino."



Presbiterianas, igrejas.

"Designação genérica das congregações protestantes governadas por um presbitério (conselho de leigos e pastores). Surgidas nos países anglo-saxônicos no século XVI como dissidências do anglicanismo."



Protestantismo.

"Designação genérica de numerosas igrejas cristãs que compartilham princípios comuns, como a autoridade da Bíblia e a salvação pela fé. Movimento surgido ao longo do século XVI."



Reforma.

"Movimento social que se caracteriza por respeitar a ordem estabelecida e procurar corrigir os desajustes para trazer a realidade ao modelo tradicional."

Nenhum comentário:

Postar um comentário